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BELEZA NATURAL: UMA FÁBRICA DE AUTOESTIMA

A trajetória de sucesso da maior rede especializada em cabelos crespos e cacheados que conquistou o Brasil com serviços e produtos inovadores. Conheça a nossa história.

De forma revolucionária e com produtos exclusivos, o Beleza Natural desenvolve, há quase 30 anos, tratamentos completos – entre serviços e produtos - para cabelos crespos, cacheados e ondulados. O primeiro salão foi aberto no Rio de Janeiro, em 1993, na Tijuca, e hoje a rede conta com 28 unidades de negócio em cinco estados brasileiros (Rio de Janeiro, Espirito Santo, São Paulo, Minas Gerais e Bahia), dentre institutos e quiosques de produtos.

O Beleza Natural nasceu do empreendedorismo de seus quatro sócios, entre eles Heloísa Assis, a Zica, que passou 10 anos pesquisando uma fórmula para hidratar e cuidar de seus cabelos crespos. Seu marido Jair Conde entrou como o primeiro investidor do negócio. Rogério Assis e Leila Velez, ex-funcionários do McDonald’s e sócios-fundadores, trouxeram um processo inovador para a realização dos serviços, semelhante a uma linha de montagem, além da preocupação com atendimento encantador e rígidos padrões de qualidade.

Na década de 70, Heloisa Assis não estava satisfeita com os cabelos. Não queria mais alisá-los, mas não existiam produtos no mercado que cuidassem de seus fios crespos. Ela queria a originalidade dos seus fios de volta! Então, ela fez um curso de cabeleireira e foi misturando produtos até chegar à famosa fórmula do Super-Relaxante, abrindo espaço para um nicho de mercado não muito explorado no início da década de 90.

Em 1993, os sócios abriram o primeiro salão, no bairro da Muda (Grande Tijuca). O sucesso foi enorme. Não demorou muito para as filas começarem a se formar e a equipe trabalhar até de madrugada para tentar atender toda a demanda. A expansão foi inevitável.

Primeiro salão Beleza Natural

Linha do tempo


  • 1995 - Para dar conta da demanda, as primeiras filiais são inauguradas: Jacarepaguá e Duque de Caxias.
  • 2004 - É inaugurada a fábrica própria: a Cor Brasil Cosméticos. O Beleza Natural queria garantir a melhor produção para sua linha de produtos exclusiva para os fios crespos e cacheados. Na época, no restante do mercado não existiam produtos desenvolvidos com qualidade e adequados ao fio crespo com a preocupação de ter preços acessíveis.
    No mesmo ano, a empresa que já tinha quatro unidades, abre sua primeira filial fora do Rio de Janeiro, em Vitória (ES).
  • 2005 - A empresa passou a fazer parte da ONG de fomento ao empreendedorismo de alto impacto Endeavor. Nesta época eram 350 colaboradores e 16 mil atendimentos por mês para o Super-Relaxante, carro-chefe do instituto. Hoje, são cerca de 1500 colaboradores nas 28 unidades, na sede e na fábrica Cor Brasil.
  • 2011 - Inaugura sua primeira unidade no formato BN Ideal, em Serra (ES). O modelo de negócios, feito em parceria com a Universidade de Columbia (Nova York).
  • 2013 - A revista americana Forbes inclui a Zica na lista das 10 mulheres mais poderosas do Brasil.
    - É lançada a linha bn.CACHOS, após estudo inédito no mundo realizado em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), que durou dois anos e de tão importante virou artigo científico no prestigiado International Journal of Cosmetic Science.
  • 2015 - O Beleza Natural publica seu primeiro livro, narrando toda sua trajetória de sucesso.
  • 2018 - Lançamento do e-commerce próprio. Agora todos os produtos do Beleza Natural chegam aos quatro cantos do país.
  • 2019 - Os produtos do Beleza Natural conquistam as prateleiras do varejo e já podem ser comprados em diversas lojas.

Produtos e Serviços


A maior rede especializada em cabelos crespos e cacheados do Brasil, oferece uma linha completa de cuidados para o tratamento em casa e no salão. Em seus institutos, as clientes encontram mais de 20 tipos de serviços profissionais pensados e pesquisados para este tipo específico de fio, passando por hidratações, cortes, colorações, nutrições. Como por exemplo o Super-Relaxante ou o bn.VOLUMAIS, tratamentos que hidratam e definem os cachos. A empresa possui um processo inovador de aplicação deste produto, que funciona como uma linha de montagem de fábrica. Em uma hora e meia, o cliente passa pela anamnese, divisão dos fios, aplicação do produto, hidratação e finalização do penteado. Por fim, passa na loja para comprar os produtos específicos para a manutenção dos fios em casa. Para este tratamento são mais de 100 mil clientes por mês.

Já são mais de 50 produtos em sua linha de produtos com ativos naturais de alta performance e tecnologia de ponta. Como a linha bn.CACHOS, desenvolvida após pesquisa em parceria com a UnB com mais de 300 cacheadas que durou dois anos e inédita no Brasil e no mundo. Tão importante que virou artigo cientifico no prestigiado International Journal of Cosmetics Science. 

Fábrica Cor Brasil

Outro diferencial do Beleza Natural é a sua fabricação própria dos produtos utilizados nos institutos. Os itens para uso profissional nas unidades são produzidos na Cor Brasil Cosméticos, que fica em Bonsucesso, no Rio de Janeiro. A fábrica, que produz cerca de 380 toneladas por mês, foi criada exclusivamente para atender à demanda dos institutos, e conta ainda com um laboratório de Pesquisa & Desenvolvimento.

Parcerias acadêmicas

O Beleza Natural tem parceria com o Instituto BioRio e a Universidade de Brasília (UnB) para pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. O case de empreendedorismo já foi estudado em grandes instituições no Brasil e no Mundo. IE Business School, de Madrid; Universidade de Columbia, EUA; MIT; Coppead/UFRJ; Escola de Negócios da Colômbia; Fundação Getúlio Vargas; entre outros.

Prêmios

Entre os prêmios recebidos pelo Beleza Natural, destacam-se: Empreendedor do Novo Brasil (2005); Empreendedor do ano Ernst & Young (2006); Mulheres Mais Influentes do Brasil (2007); Mulher Empreendedora de Alto Impacto do Ano Veuve Clicquot (2011), Prêmio Claudia – categoria Negócios (2012). Em 2013, a cofundadora e embaixadora da marca Zica Assis foi incluída na lista das 10 Mulheres de Negócios Mais Poderosas do Brasil, da Revista Forbes, e escolhida Empreendedora do Ano pelo Estadão PME.

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