Beleza Natural

Beleza Natural: uma fábrica de autoestima

A trajetória de sucesso da maior rede especializada em cabelos crespos e cacheados que conquistou o Brasil com serviços e produtos inovadores. Conheça a nossa história.

Zica Assis, ex-babá e faxineira, amava seu black power, mas foi obrigada a alisá-los para conseguir um emprego. Não se conformou, resolveu estudar para ser cabeleireira e passou 10 anos pesquisando uma fórmula para tratar seus cabelos sem perder a originalidade do fio.

Com a sua constante inquietude pelo conhecimento do seu próprio cabelo, tornou-se uma expert em fios crespos, cacheados e ondulados.

Seu cabelo está lindo!O que está passando nele? também quero!

Também quero! Escutar alguém elogiando meu cabelo novamente após anos de quedas nos fios e de testes em mim mesma, foi uma alegria sem descrição. Percebi naquela hora que tinha conseguido um produto para tratar meus fios crespos.

- Zica Assis (1990)

Sempre focada na excelência e na inovação do serviço, Leila Velez trouxe de sua experiência de mulher cacheada com uma origem humilde (trabalhou no McDonalds e ainda aos 16 foi promovida a gerente), a filosofia orientada ao cliente para o negócio. Ela desenvolveu o conceito de uma experiência única para as clientes e o compromisso com preços acessíveis e resultados verdadeiros.

Olhamos para a vida pelo prisma que queremos. Eu sempre procurei ver o lado bom de tudo.

- Leila Velez (“Beleza Natural, a história da rede de cabeleireiros que mudou a autoestima das brasileiras.” 2015, Liana Melo, Editora Primeira Pessoa).

Quando uma conheceu a outra, foi a soma que deu certo.

A elas se juntaram Jair Conde, marido de Zica, taxista que vendeu o único bem e sustento da família, um Fusca, para investir no primeiro salão. E Rogério Assis, irmão de Zica, que trabalhava no McDonald's com Leila e ajudou a sócia a levar ao primeiro salão o processo inovador para a realização dos serviços, semelhante a uma linha de montagem, além da preocupação com atendimento encantador e rígidos padrões de qualidade.

Seriedade e busca constante em superar as expectativas dos clientes e time de colaboradores são pilares da empresa para o sucesso até os dias atuais.

Nasce em 1993, num fundo de quintal da Zona Norte carioca, o Beleza Natural.

1995
Para dar conta da demanda, as primeiras filiais são inauguradas: Jacarepaguá e Duque de Caxias.

“A expansão era inevitável.”
Leila Velez

2004: É inaugurada a fábrica própria: a Cor Brasil Cosméticos. O Beleza Natural queria garantir a melhor produção para sua linha de produtos exclusiva para os fios crespos e cacheados. Na época, no restante do mercado não existiam produtos desenvolvidos com qualidade e adequados ao fio crespo com a preocupação de ter preços acessíveis.

No mesmo ano, a empresa que já tinha quatro unidades, abre sua primeira filial fora do Rio de Janeiro, em Vitória (ES).

2005: O Beleza Natural entra para o time da ONG internacional de fomento ao empreendedorismo de alto impacto Endeavor. A ONG foi muito importante no processo de profissionalização da gestão do Beleza Natural e ajudou a criar novos planos de expansão. Na época eram 350 colaboradores e 16 mil atendimentos por mês. Hoje, são mais de 130 mil clientes atendidas por mês, cerca de 3.000 colaboradores nas mais de 40 unidades de negócios em cinco estados brasileiros (RJ, SP, MG, ES e BA).

2011: Inaugura sua primeira unidade no formato BN Ideal, em Serra (ES). O modelo de negócios, feito em parceria com a Universidade de Columbia (Nova York).

“Criamos institutos melhores, mais enxutos e padronizados, para poder oferecer cada vez mais um atendimento eficiente e encantador as nossas clientes.”
Leila Velez.

2013: A revista americana Forbes inclui a Zica na lista das 10 mulheres mais poderosas do Brasil.

É lançada a linha bn.CACHOS, após estudo inédito no mundo realizado em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), que durou dois anos e de tão importante virou artigo científico no prestigiado International Journal of Cosmetic Science.

“A inovação faz parte do novo DNA. Estamos sempre escutando as nossas clientes e colaboradoras e em busca de produtos que atendam às suas necessidades”, Zica Assis.

A GP Investments se torna acionista do Beleza Natural.

2014: Leila Velez, é escolhida uma das Young Global Leaders pelo Fórum Econômico Mundial, de Davos.

2015: O Beleza Natural publica seu primeiro livro, narrando toda sua trajetória de sucesso.

Os sócios continuam atuando fortemente na empresa até hoje. Leila Velez é a CEO, Zica Assis é embaixadora da marca e responsável pelo Centro de Desenvolvimento Técnico, Rogério Assis é o vice-presidente e Jair Conde faz parte do Conselho.

O projeto para os próximos anos é levar o Beleza Natural para todas as grandes capitais do Brasil. Levando muita autoestima para as crespas e cacheadas!

2017: Começa a expansão internacional com a inauguração do primeiro instituto em Nova Iorque (EUA)! O sonho grande é tornar a empresa uma multinacional brasileira de beleza conhecida em todo o mundo.